Aprenda alemão na UP School!
Oferecemos cursos anuais, intensivos e semi-intensivos. Abrimos turmas todos os meses, sendo estas homogéneas e organizadas por níveis, idade e grau de conhecimento através da avaliação de nível realizada antes do início do curso. Após o teste de colocação de nível, o aluno poderá começar as aulas no nível adequado. Se não tiver conhecimento prévio, começará automaticamente no nível A1.
Desenvolvemos as várias competências linguísticas – ouvir, falar, ler e escrever – de forma motivadora e com recurso a métodos ativos, meios audiovisuais interativos e materiais didáticos diversificados. Os nossos professores são qualificados nas línguas que ensinam e com experiência no ensino de línguas.
Temos turmas pequenas entre 5 e 8 alunos para facilitar a comunicação entre os alunos e o professor. Afinal, aprende-se a falar, falando, e quem fala quer ser ouvido. A interação oral é essencial para o ensino das línguas e a UP School proporciona um ambiente em que tal seja possível.
Temos horários diários entre as 9:00 e as 20:00 horas e aos sábados entre as 10:00 e as 12:00 horas. Temos ainda horário pós-laboral especialmente concebidos para os adultos.
Cursos para Crianças Jovens e adultos
Oferecemos um programa paralelo para os mais pequeninos, dos 6 aos 9 anos, introduzindo as várias competências linguísticas desde a mais tenra idade. Os cursos de alemão na UP School estão disponíveis para todas as idades (crianças, jovens e adultos) e em várias modalidades de ensino do nível A1 ao C2. Os nossos programas usam métodos e materiais especialmente preparados e criados para a respetiva faixa etária.
Desde o início, os estudantes vão construindo uma seleção útil de vocabulário do dia-a-dia e vão-se familiarizando com os sons e pronúncia da língua que estão a estudar. No curso de alemão da UP School para adolescentes, os jovens são orientados para cursos de preparação de exames do Goethe Institut.
Para conhecer as datas e as condições de inscrição, contacte a Secretaria da UP School.
Cursos Anuais
Os Cursos Anuais de alemão podem ser de 60 ou 90 horas, lecionados uma ou duas vezes por semana Os cursos anuais de alemão da UP School podem ser de 60 ou 90 horas, lecionados uma ou duas vezes por semana em vários horários (2 a 3 horas semanais). A duração do curso depende do nível que o aluno frequenta. Estes cursos estão disponíveis em regime presencial nos nossos centros, à distância ou online.
Os cursos anuais de alemão seguem um plano de estudos, baseados no programa do Goethe Institut, cujos conteúdos programáticos são orientados para uma sólida preparação dos alunos para os exames internacionais, aperfeiçoando todas as componentes da língua. Estes exames são realizados internacionalmente por milhares de alunos, sendo atribuído um certificado. Estes cursos da UP School decorrem durante o ano letivo, de meados de setembro ao final de junho.
Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas
Nível 1 (Iniciação) | Nível 2 (Limiar) | Nível 3 (Independente) | Nível 4 (Avançado) | Nível 5 (Superior) | ||
---|---|---|---|---|---|---|
A1 | A2 | B1 | B2 | C1 | C2 | |
Alemão | Goethe-Zertifikat A1 | Goethe-Zertifikat A2 | Goethe-Zertifikat B1 | Goethe-Zertifikat B2 | Goethe-Zertifikat C1 | Goethe-Zertifikat C2 – Großes Deutsches Sprachdiplom (GDS) |
Start Deutsch 1 | Start Deutsch 2 | Zertifikat Deutsch (ZD) | Zertifikat Deutsch für den Beruf (ZDfB) | Zentrale Mittelstufenprüfung | Zentrale Oberstufenprüfung | |
Kleines Deutsches Sprachdiplom |
Grupos de Níveis | Nível | Descrição |
---|---|---|
[A] Utilizador básico ou elementar / Falante básico ou elementar |
[A1] Iniciação ou Descoberta |
Pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e responder a perguntas sobre detalhes da sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui. Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar. |
[A2] Elementar ou Plataforma |
Pode entender frases e expressões relacionadas com áreas familiares ao utilizador, como informações pessoais e familiares básicas, compras, geografia local, emprego. Pode comunicar de maneira simples em situações familiares que requerem troca de informações curtas e precisas. Pode descrever de maneira superficial aspetos sobre os seus conhecimentos, o ambiente onde vive e as necessidades imediatas. |
|
[B] Utilizador independente / Falante independente |
[B1] Limiar ou Intermediário |
Pode entender os pontos principais sobre os assuntos do dia a dia como trabalho, escola e lazer. Pode lidar com situações quotidianas no país onde a língua é falada (viagem de turismo). Pode produzir textos simples sobre áreas familiares e de interesse. Pode ainda descrever experiências, eventos, sonhos, desejos e ambições. Além disso pode ainda opinar de maneira limitada sobre planos e discussões. |
[B2] Vantagem ou Intermédio superior (ou Pós-intermédio) / Independente |
É capaz de entender ideias principais de textos complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive superior (ou Pós-intermédio), textos de caráter técnico se forem da sua área de especialização. Pode interagir com falantes nativos com um grau suficiente de fluência e naturalidade de forma a que a comunicação ocorra sem esforço por parte dos interlocutores. Pode produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos, assim como defender um ponto de vista sobre temas gerais, indicando vantagens e desvantagens das várias opções. |
|
[C] Utilizador proficiente / Falante proficiente |
[C1] Avançado ou Proficiência operativa efetiva (ou Autonomia) |
É capaz de compreender uma ampla variedade de textos extensos e com um certo nível de exigência, assim como reconhecer nestes, sentidos e idéias implícitas. Sabe expressar-se de forma fluente e espontânea sem demonstrar muitos esforços para encontrar uma palavra ou expressão adequada. Pode fazer uso efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade, mostrando o uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do texto. |
[C2] Mestria ou Proficiente / Domínio pleno |
É capaz de compreender com facilidade praticamente tudo o que ouve e lê. Sabe reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de maneira coerente e resumida. Pode expressar-se espontaneamente com grande fluência e com um grau de precisão que lhe permita diferenciar pequenas matizes ou nuances de significado, inclusive em situações de maior complexidade. |
Nível | Compreender | Falar | Escrever | ||
---|---|---|---|---|---|
Compreensão | Compreensão | Interação oral | Expressão | Expressão | |
A1 | Reconheço palavras e expressões muito básicas que se usam habitualmente, relativas a mim mesmo, à minha família e ao meu ambiente imediato quando se fala devagar e com clareza. | Compreendo palavras e nomes conhecidos e frases muito simples, por exemplo, aquelas em letreiros, cartazes e catálogos. | Posso participar numa conversação de forma simples, sempre que a outra pessoa esteja disposta a repetir o que disse ou a dizê-lo com outras palavras e a uma velocidade mais lenta, e me ajudar a formular o que estou tentando dizer. Eu faço e respondo perguntas simples sobre temas de necessidade imediata ou assuntos muito habituais. | Utilizo expressões e frases simples para descrever o lugar onde vivo e as pessoas que conheço. | Eu sou capaz de escrever postais curtos e simples, por exemplo para enviar parabéns. Sei preencher formulários com dados pessoais, por exemplo, o meu nome, a minha nacionalidade e a minha morada no formulário de registo do hotel. |
A2 | Compreendo frases e o vocabulário mais habitual sobre temas de interesse pessoal (informação pessoal e familiar muito básica, compras, local de residência, emprego). Sou capaz de captar a ideia principal de avisos e mensagens breves, claras e simples. | Sou capaz de ler textos muito breves e simples. Sei encontrar informação específica e previsível em escritos simples e quotidianos, como anúncios publicitários, prospectos, menus e horários e compreendo cartas pessoais breves e simples. | Posso comunicar- me em tarefas simples e habituais que requerem um intercâmbio simples e direto de informação sobre atividades e assuntos quotidianos. Sou capaz de realizar intercâmbios sociais muito breves, embora, geralmente, não possa compreender o suficiente para manter a conversação por mim mesmo. | Utilizo uma série de expressões e frases para descrever, com termos simples, a minha família e outras pessoas, as minhas condições de vida, a minha origem educativa e o meu trabalho atual ou o último que tive. | Sou capaz de escrever notas e mensagens breves e simples relativas às minhas necessidades imediatas. Posso escrever cartas pessoais muito simples, por exemplo agradecendo algo a alguém. |
B1 | Compreendo as ideias principais quando o discurso é claro e normal e se tratam assuntos quotidianos que têm lugar no trabalho, na escola, durante o tempo de ócio, etc. Compreendo a ideia principal de muitos programas de rádio ou televisão que tratam temas atuais ou assuntos de interesse pessoal ou profissional, quando a articulação é relativamente lenta e clara. |
Compreendo textos escritos numa linguagem de uso habitual e quotidiano ou relacionadas com o trabalho. Compreendo a descrição de acontecimentos, sentimentos e desejos em cartas pessoais. |
Sei desenvolver-me em quase todas as situações que se me apresentam quando viajo para onde se fala essa língua. Posso participar espontaneamente numa conversação que trate temas quotidianos de interesse pessoal ou que sejam pertinentes para a vida diária (por exemplo, família, hobbies, trabalho, viagens e acontecimentos atuais). | Sei relacionar frases de maneira simples com o fim de descrever experiências e factos, meus sonhos, esperanças e ambições. Posso explicar e justificar brevemente as minhas opiniões e projetos. Sei narrar uma história ou relato, o enredo de um livro ou filme e posso descrever as minhas reações. | Sou capaz de escrever textos simples e bem relacionados sobre temas que são conhecidos por mim ou de interesse pessoal. Posso escrever cartas pessoais que descrevam experiências e impressões. |
B2 | Compreendo discursos e conferências extensas e inclusive sigo linhas argumentais complexas sempre que o tema seja relativamente bem conhecido. Compreendo quase todas as notícias na televisão e os programas sobre temas atuais. Compreendo a maioria dos filmes que são falados num nível de linguagem padrão. | Sou capaz de ler artigos e reportagens relacionadas com problemas contemporâneos em que os autores adotam posturas ou pontos de vista concretos. Compreendo a prosa literária contemporânea. | Posso participar numa conversação com certa fluência e espontaneidade, o que possibilita a comunicação normal com falantes nativos. Posso tomar parte ativa em debates desenvolvidos em situações quotidianas, explicando e defendendo os meus pontos de vista. | Apresento descrições claras e detalhadas de uma ampla série de temas relacionados com a minha especialidade. Sei explicar um ponto de vista sobre um tema expondo as vantagens e desvantagens de várias opções. | Sou capaz de escrever textos claros e detalhados sobre uma ampla série de temas relacionados com os meus interesses. Posso escrever redações ou relatórios transmitindo informação ou propondo motivos que apoiem ou refutem um ponto de vista concreto. Sei escrever cartas que destacam a importância que lhes dou a determinados fatos e experiências. |
C1 | Compreendo discursos extensos inclusive quando não estão estruturados com clareza e quando as relações estão apenas implícitas e não são declaradas explicitamente. Compreendo sem muito esforço os programas de televisão e os filmes. |
Compreendo textos longos e complexos de caráter literário ou baseados em fatos, apreciando distinções de estilo. Compreendo artigos especializados e instruções técnicas longas, mesmo que não estejam relacionadas com a minha especialidade. |
Expresso-me com fluidez e espontaneidade sem ter que procurar de forma muito evidente as expressões adequadas. Utilizo a linguagem com flexibilidade e eficácia para fins sociais e profissionais. Formulo ideias e opiniões com precisão e relaciono as minhas intervenções habilmente com as de outros falantes. | Apresento descrições claras e detalhadas sobre temas complexos que incluem outros temas, desenvolvendo ideias concretas e terminando com uma conclusão apropriada. | Sou capaz de me expressar em textos claros e bem estruturados, expondo pontos de vista com alguma extensão. Posso escrever sobre temas complexos em cartas, redações ou relatórios, destacando o que considero que são os aspectos importantes. Seleciono o estilo apropriado para os leitores a quem os meus escritos são endereçados, inclusive posso estar na capacidade de me candidatar a um emprego. |
C2 | Não tenho nenhuma dificuldade para compreender qualquer tipo de linguagem falada, tanto em conversações ao vivo como em discursos retransmitidos, mesmo que se produzam a uma velocidade de falante nativo, sempre que tenha tempo de me familiarizar com o sotaque. | Sou capaz de ler com facilidade praticamente todas as formas de linguagem escrita, incluindo textos abstratos estruturalmente ou linguisticamente complexos, como manuais, artigos especializados e obras literárias. | Tomo parte sem esforço em qualquer conversação ou debate e conheço bem modismos, frases feitas e expressões coloquiais. Expresso-me com fluidez e transmito nuances subtis de sentido com precisão. Se tenho um problema, disfarço a dificuldade com tanta discrição que os outros dificilmente reparam. | Apresento descrições ou argumentos de forma clara e fluída e com um estilo que é o adequado ao contexto e com uma estrutura lógica e eficaz que ajuda o ouvinte a fixar- se nas ideias importantes e a recordá-las. | Sou capaz de escrever textos claros e fluídos num estilo apropriado. Posso escrever cartas, relatórios ou artigos complexos que apresentam argumentos com uma estrutura lógica e eficaz que ajuda o ouvinte a fixar-se nas ideias importantes e a recordá-las. Escrevo resumos e resenhas de obras profissionais ou literárias. |
Cursos Anuais
Presenciais ou à distância para crianças jovens e adultos, empresas ou particulares.
Carga horária: 2 ou 3 horas por semana – 70 ou 100 horas ano para cada nível.
Cursos de Preparação para exames internacionais
em Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Italiano, Russo, mandarim e Japonês, aunais ou intensivos presenciais ou à distância para crianças jovens e adultos.
Carga horária: 4 horas por semana, a duração do tempo de preparação para os exames é variável, encaminhamos aos exames quando o aluno está preparado a 100% e sem margem para reprovação. Os intensivos são cursos de 40 horas.
Curso de Português como Segunda Língua
Carga horária: 2 ou 3 horas por semana – 70 ou 100 horas ano para cada nível em cursos anuais, ou 40 horas para os intensivos.
Cursos para crianças não alfabetizadas
a partir dos 4 anos de idade, presencial ou com tutoria parental.
Carga horária: 2 horas por semana e em dois dias distintos.
Cursos para Empresas
anuais ou intensivos presenciais ou à distância para crianças jovens e adultos, empresas ou particulares.
Carga horária: 2 ou 3 horas por semana – 70 ou 100 horas ano para cada nível ou 40 horas para os cursos intensivos.
Cursos em aulas individuais
presencial ou à distância, intensivo ou anual para crianças jovens e adultos, empresas ou particulares.
Carga horária: cada aluno pode definir a sua carga horária semanal.
Cursos de conversação
desenhado para quem tem como objetivo desenvolver competências específicas na sua área de trabalho ou pesquisa científica para jovens universitários e adultos, empresas ou particulares.
Carga horária: São cursos de 20 horas, podendo prolongar para 40 ou 60 horas de acordo com o grupo.
Cursos Intensivos durante o ano letivo
presenciais ou à distância para crianças jovens e adultos, empresas ou particulares.
Carga horária: 40 ou 60 horas. Com a duração de dois a três meses.
Cursos Intensivos de Verão
Apenas no verão – presencial ou a distância para crianças jovens e adultos, empresas ou particulares.
Carga horária: 40 ou 60 horas no verão as 40 horas devem ser concluídas no espaço de 1 mês.
Cursos e-Learning
Tais cursos dão a oportunidade de o aluno estudar em qualquer parte do mundo a qualquer hora do dia ou da noite todos os dias do ano, através da nossa plataforma de ensino.
Carga horária: Indefinida pois poderá estudar a qualquer hora do dia ou da noite todos os dias do ano, através da nossa plataforma de ensino. São cursos de 3, 6, ou 9 meses desde o nível iniciante ao nível avançado.
Centro de Explicação
Nossos professores do centro de explicação, faz acompanhamento das matérias desde o primeiro ciclo até a Universidade a todos os que precisam melhorar as notas na escola.
Carga horária: Indefinida pois depende das dificuldades do aluno, do número de matérias que necessite de apoio, e também a disponibilidade de tempo dos mesmos.
Centro de Recuperação de Conhecimentos
Em função da pandemia muitos alunos perderam o ritmo de estudo tendo necessidade de retomar as matérias que ficaram pouco sedimentadas e que dificultam as novas aprendizagens. Este apoio é dado desde as crianças que têm lacunas no processo de alfabetização e escrita como em anos mais avançados.
Carga horária: Indefinida pois depende das dificuldades do aluno, do número de matérias que necessite de apoio, e também a disponibilidade de tempo dos mesmos.
Cursos Intensivos
Se pretender uma modalidade mais intensiva, os Cursos Intensivos têm uma carga horária semanal mínima de 4 horas e uma duração máxima de 3 meses. São ideais para quem tiver como objetivo aprender alemão (ou qualquer outra língua) rapidamente e/ou desejar atingir um nível superior de alemão em menos tempo ou, ainda, para aqueles alunos que queiram consolidar os seus conhecimentos.
Os níveis destes cursos vão de iniciante até ao nível pós-intermédio. Em qualquer altura, os alunos que completarem Cursos Intensivos podem ser integrados em quaisquer outros cursos em grupo a decorrer nas nossas escolas. Normalmente estes cursos são de 40 horas, três vezes por semana em horário previamente estabelecido. Existem programas similares em Português como Segunda Língua, Francês, Espanhol e Inglês. Podendo ser presencial, a distância ou online.
Modalidade:
- Aulas em pequenos grupos
- Aulas individuais
- Aulas à distância
- Aulas online