Vamos cuidar das sementes, para que tenhamos bons frutos!
Para colmatar as dificuldades acrescidas na educação e nas aprendizagens das crianças e jovens a UP School cria um centro de revisão de conhecimentos escolares, com o objetivo de rever ou mesmo ver, e aprender os conteúdos que não ficaram sedimentados, mas matérias dadas ao longo dos últimos anos.
Esta situação foi verificada e veiculada pela comunicação social e percecionada em ambiente familiar na Pandemia, é um fato, mas a verdade é que a falta de professores nas escolas, as faltas de profundidade nas matérias vêm se agravando ano após ano.
Embora seja importante as explicações para auxiliar a melhoria das notas nas provas e nos exames é imperativo que as crianças melhorem seus conhecimentos, e desenvolvam as competências da leitura, da escrita, do estudo do meio e das matemáticas. A nossa prática tem demonstrado que a origem da dificuldade de hoje está na falta de base que o aluno deveria ter para solucionar uma determinada questão, e muito raramente na questão em si mesma.
E é fácil compreender, embora tenha conhecimento do processo de potenciação por exemplo, não consegue concluir com êxito a atividade porque não faz bem a multiplicação dos números em causa.
No português não é diferente, como conseguirá um aluno fazer uma …. sintatic…. Quando não esta sedimentado os seus conhecimentos quanto as estruturas da sintaxe… e assim por diante.
Há que estruturar os conhecimentos de base das crianças… e isso começa no processo de alfabetização, é comum ouvir das crianças; professora: Esta palavra é com C de sapato? Ora, a questão é básica – existe algum c na palavra sapato? Obvio que não, este é apenas um exemplo de uma alfabetização com falhas graves.
Os sons das letras e a grafia das palavras na língua portuguesa e não só, são questões diferentes, com escrita diferente, com regras gramaticais, suas exceções e por aí a fora.
É da maior importância implicar os alunos no processo de aprendizagem, numa perspetiva de abordagem dialógica na construção de conhecimento. Proporcionar aos alunos o exercício da sua iniciativa e autonomia, é essencial para a autorregulação da sua capacidade de aprender. O desenvolvimento do sentimento de pertença ou integração na comunidade de aprendizagem que são os pequenos grupos de estudo cria condições favoráveis à aprendizagem de todos.
É essencial proporcionar oportunidade e tempo para que os alunos pensem, partilhem as produções matemáticas que realizam durante a exploração de uma tarefa, e para que sistematizem coletivamente as aprendizagens matemáticas que emergem. Estas práticas contribuem decisivamente para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades matemáticas transversais consideradas, como o raciocínio ou a comunicação matemática, bem como para o desenvolvimento das capacidades e atitudes gerais transversais, a estar presentes na abordagem e exploração das tarefas, qualquer que seja o tema.
Português/Matemática e Estudo do Meio
Português/Matemática/ História e Geografia de Portugal/ Ciências
Seguimos o plano curricular da DGE – Direção-Geral da Educação o qual poderá verificar no link abaixo: http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico